Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte. Isso porque, além de conterem grandes quantidades desse nutriente, as proteínas desses alimentos são de alto valor biológico, isto é, são de maior qualidade, sendo utilizadas pelo organismo mais facilmente.
No entanto, também existem alimentos de origem vegetal que contêm proteínas, como é o caso das leguminosas, onde se incluem ervilhas, soja e grãos, que possuem boas quantidades de proteína e podem, por isso, ser utilizados em uma dieta equilibrada para manter o bom funcionamento do organismo. Estes alimentos também são uma importante base da alimentação vegetariana e vegana.
As proteínas são essenciais para o funcionamento do corpo, pois estão relacionadas com o processo de crescimento, reparo e manutenção dos músculos, tecidos e órgãos, além da produção de hormônios.
Como consumir corretamente as proteínas vegetais
No caso das pessoas vegetarianas e veganas, o ideal para proporcionar ao organismo proteínas de alta qualidade é combinar alguns alimentos que são complementares entre si, como por exemplo:
- Cereais e leguminosas de qualquer tipo;
- Ervilhas e sementes de milho;
- Lentilha e trigo sarraceno;
- Quinoa e milho;
- Amaranto e grão-de-bico
- Arroz integral e feijão vermelho.
Além disso, outros alimentos que também são ricos em proteínas e que são recomendados para comer diariamente são produtos derivados da soja, como seitan ou tofu, pistache, amaranto e gérmen de trigo. No caso de pessoas ovolactovegetarianas, também pode incluir na alimentação proteínas provenientes do ovo, do leite e de seus derivados, combinados com essa fonte de vegetais.
A combinação desses alimentos e a variedade da dieta são importantes para manter o crescimento e o bom funcionamento do organismo em pessoas que não ingerem proteínas animais.
Fonte: Tua Saúde.