Atividade física diária reduz risco de morte

Nutrologia Esportiva
07 Novembro 2023
Atividade física diária reduz risco de morte

Subir escadas, brincar com crianças ou correr para pegar o ônibus: um estudo publicado na Nature indica que a prática diária e curta de atividade física vigorosa reduz significativamente o risco de morte precoce.

Segundo a pesquisa, que avaliou mais de 25 mil pessoas que não praticam exercícios físicos no tempo livre, quem realiza atividades intensas por um minuto a dois minutos, três vezes ao dia, têm risco menor de morrer por causas diversas (39%), por câncer (30%) e por doenças cardiovasculares (49%).

Os números são ainda mais impressionantes para quem tem 11 desses períodos de atividade física intensa no dia, com 48% menos risco de morte, 49% menos risco de morte por câncer e 65% por doenças cardiovasculares.

Por que a atividade física regular pode diminuir o risco de infarto?

Um estilo de vida sedentário provoca maior nível de colesterol no sangue e acúmulo de gordura visceral, acompanhado por uma resposta do próprio organismo, que leva à inflamação vascular. A inflamação crônica da parede arterial e o consequente acúmulo de placas de gordura no interior das artérias coronárias consiste na aterosclerose, que é a principal causa de infarto.

Que tipo de risco a atividade física regular pode prevenir?

A prática regular de atividades físicas pode diminuir o risco de diversas doenças, incluindo câncer, problemas cardiovasculares e diabetes. Também atenua sintomas de doenças mentais, como depressão e ansiedade, e atua sobre fatores de risco para outras enfermidades, como a obesidade. Além disso, contribui para prevenir quedas e melhorar a saúde, focando equilíbrio, coordenação e fortalecimento muscular.

Fonte: Estadão Summit

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre o meu trabalho na nutrologia? Clique aqui e confira as minhas especialidades na área, me chamo Paulo Lara e estou aqui para te ajudar no momento em que você mais precisa.