Consumo excessivo de sal. Sódio causa hipertensão, doenças cardiovasculares, insuficiência renal

Doenças provocadas pelo consumo excessivo de sódio

Alimentação
21 Julho 2023
Doenças provocadas pelo consumo excessivo de sódio

O consumo de sal em excesso faz mal à saúde, podendo causar problemas nos olhos, nos rins e no coração, por exemplo.

A Organização Mundial da Saúde indica que o consumo ideal de sal por dia é de apenas 5 gramas para um adulto e alguns estudos referem que o povo brasileiro consome, em média, 12 gramas ao dia, prejudicando gravemente a saúde e aumentando as chances de parada cardíaca, cegueira e AVC.

Principais doenças causadas pela consumo excessivo de sal

A hipertensão é a doença mais comum provocada pelo consumo elevado de sal. No entanto, também pode ocorrer:

• Mau funcionamento dos rins, como cálculo renal e insuficiência renal, porque os rins não conseguem filtrar o excesso de sal;
  • Envelhecimento, doenças autoimunes e osteoporose;
  • Alteração do paladar e problemas de visão

Além disso, a longo prazo aumentam as mortes devido a parada cardíaca e AVC.

Principais alimentos ricos em sal

Os produtos alimentares ricos em sal são na maioria os alimentos industrializados, como bolachas, biscoitos, embutidos, caldos, temperos, salgadinhos, embutidos e refeições prontas. Além disso, os molhos também possuem muito sódio, assim como queijos.

Como evitar complicações?

Para evitar complicações de saúde tem de controlar o consumo de sódio por dia, evitando os alimentos ricos em sal e optando por alimentos frescos, como legumes e frutas. Além disso, deve-se beber muita água e praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana para evitar o acúmulo de gordura nas artérias.

Fonte: Tua Saúde.