Uma nova classe de medicamentos para o tratamento da insônia deve começar a ser vendida em breve no Brasil. Os antagonistas duplos dos receptores de orexina, conhecidos como DORA, devem chegar às farmácias do País ainda neste ano e pretendem competir com as drogas Z, como o Zolpidem. O lemborexante, registrado com o nome comercial Dayvigo, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril do ano passado e será comercializado pela Eisai. Além dele, a farmacêutica EMS anunciou uma parceria com a suíça Idorsia para trazer o daridorexanto.
A orexina, também conhecida como hipocretina, é um neurotransmissor cerebral que atua na promoção e manutenção da vigília. Os novos medicamentos bloqueiam a ação desse composto, impedindo a sinalização que mantém as pessoas acordadas.
O mecanismo é diferente do encontrado nas drogas Z, já que remédios como Zolpidem e zopiclona atuam no neurotransmissor GABA, principal inibidor do sistema nervoso central, afirma Lúcio Huebra, neurologista e membro da diretoria da Academia Brasileira do Sono.
“Exatamente por terem seu mecanismo de ação não relacionado com o neurotransmissor GABA, inibitório, as drogas da classe DORA têm um menor potencial de dependência, tolerância e abstinência”, explica.
Fonte: Estadão
Gostou das dicas e gostaria de receber mais? Siga o meu perfil nas redes sociais e fique ligado.
(42) 99104-1932