Depois do Zolpidem: o que vem aí para tratar a insônia

Depois do Zolpidem: o que vem aí para tratar a insônia

Dr. Paulo Lara
Dr. Paulo Lara
Curiosidades
05 Maio 2026
Depois do Zolpidem: o que vem aí para tratar a insônia

Uma nova classe de medicamentos para o tratamento da insônia deve começar a ser vendida em breve no Brasil. Os antagonistas duplos dos receptores de orexina, conhecidos como DORA, devem chegar às farmácias do País ainda neste ano e pretendem competir com as drogas Z, como o Zolpidem. O lemborexante, registrado com o nome comercial Dayvigo, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril do ano passado e será comercializado pela Eisai. Além dele, a farmacêutica EMS anunciou uma parceria com a suíça Idorsia para trazer o daridorexanto.

A orexina, também conhecida como hipocretina, é um neurotransmissor cerebral que atua na promoção e manutenção da vigília. Os novos medicamentos bloqueiam a ação desse composto, impedindo a sinalização que mantém as pessoas acordadas.

O mecanismo é diferente do encontrado nas drogas Z, já que remédios como Zolpidem e zopiclona atuam no neurotransmissor GABA, principal inibidor do sistema nervoso central, afirma Lúcio Huebra, neurologista e membro da diretoria da Academia Brasileira do Sono.

“Exatamente por terem seu mecanismo de ação não relacionado com o neurotransmissor GABA, inibitório, as drogas da classe DORA têm um menor potencial de dependência, tolerância e abstinência”, explica.

Fonte: Estadão

Gostou das dicas e gostaria de receber mais? Siga o meu perfil nas redes sociais e fique ligado.

Sua melhor sensação é um corpo saudável.

Preencha os campos e aguarde o nosso retorno, até lá!

siga meu Instagram