Exercícios aliados a uma alimentação saudável reduzem doenças

Mexa-se! Exercícios aliados a uma alimentação saudável reduzem doenças

Metabolismo
29 Junho 2023
Mexa-se! Exercícios aliados a uma alimentação saudável reduzem doenças

Iniciar uma nova alimentação ou rotina esportiva não pode ser motivo de desconforto. Muito pelo contrário! Juntas, elas são apontadas como grandes aliadas da saúde e, por consequência, de melhor desempenho no trabalho e na vida social. São inúmeros os estudos que ligam o esporte com os menores índices de depressão e ansiedade nas pessoas. Um deles, realizado pelo Hospital Geral de Massachusetts (MGH), em 2019, por exemplo, utilizou análises genéticas para chegar à conclusão de que pessoas que sofrem destes males eram sedentárias.

Em contraposição, os exercícios físicos melhoram a qualidade do sono, a interação social e promovem mudanças sensíveis no corpo. Durante a prática, o organismo libera dois hormônios essenciais no tratamento da depressão: a endorfina e a dopamina. Ambos têm influência principalmente sobre o humor e as emoções.

A saúde do corpo também agradece. De acordo com estudo realizado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, ter uma rotina ativa comprovadamente diminui os riscos de desenvolver 20 tipos de doenças, que vão da gripe ao câncer. E a boa forma vem naturalmente. O exercício físico é uma atividade física estruturada, com objetivo definido, duração e intensidade determinadas. A perda de peso ocorre por consumir menos calorias do que se gasta diariamente. Assim, o corpo se torna  mais saudável com a melhora da aptidão muscular e cardiorrespiratória, além da redução do risco de queda e fraturas.

Para completar esta tríade do bem estar, uma dieta saudável combinada com economia financeira são temperos fundamentais na organização do cotidiano. Quem está disposto a se planejar e preparar a marmita do almoço e dos lanches contará com vários benefícios. Entre eles, conhecer a procedência do alimento, ter controle da higiene e do preparo e ainda emagrecer.

Fonte: Vogue.