A ortorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela obsessão por consumir apenas alimentos saudáveis. A pessoa ortoréxica busca intensamente uma dieta perfeita.
Ortorexia é a preocupação excessiva e a busca por uma alimentação saudável. O termo deriva das palavras gregas orexsis "apetite" e orthós "correto".
A principal causa da ortorexia é a busca por um corpo perfeito e pelos padrões de beleza impostos pela sociedade. Além disso, a pessoa acredita que através dessa dieta terá saúde e irá prevenir doenças.
Sintomas
Os primeiros sinais da ortorexia incluem a busca constante por uma dieta saudável e a preocupação na escolha dos alimentos.
Por isso, é comum a pessoa dedicar muito tempo em pesquisas, lendo rótulos de alimentos e na escolha do que ingerir. Os principais sintomas da ortorexia são:
- Recusa por alimentos industrializados;
- Foco excessivo em seguir uma dieta saudável;
- Preocupação com a origem e preparo dos alimentos;
- Afastamento do convívio social;
- Evitar refeições fora de casa;
- Exclusão de alguns tipos de alimentos da dieta: carnes, açúcares e gorduras;
- Sensação de culpa e tristeza ao consumir algum alimento fora da dieta;
- Preocupação com as informações nutricionais do alimento.
Além disso, a ortorexia pode ter como consequência a redução da capacidade de concentração, anemia, perda de peso e isolamento social.
Tratamento
O tratamento da ortorexia deve ser realizado por profissionais da saúde. O acompanhamento de médicos, nutricionistas e psicólogos é fundamental.
As pessoas com ortorexia devem entender que a dieta saudável é uma aliada da saúde. Porém, o excesso de preocupação com os alimentos e a exclusão de alguns nutrientes da alimentação pode ser prejudicial e trazer sérias consequências para a saúde.
Ortorexia e Vigorexia
A ortorexia e a vigorexia são dois tipos de transtornos alimentares. Porém, enquanto na ortorexia existe uma preocupação excessiva com a alimentação, na vigorexia a obsessão é por um corpo esbelto e musculoso.
A pessoa com vigorexia possui uma visão deformada de sua aparência. Acredita que está extremamente magra, mesmo estando musculosa.
Por isso, adota uma rotina de intensos exercícios físicos e uma dieta rica em proteínas.
Fonte: Toda matéria
Para agendar uma consulta comigo, entre em contato para que eu possa te ajudar no que você precisa.