Nesta entrevista, realizada no programa "Destaque" do SBT e apresentada por Priscila Koteski, o tema em destaque é a compulsão alimentar. Valdir Bezerra recebe o Dr. Paulo Lara, médico nutrólogo, para discutir como identificar essa condição, seus sintomas e impactos na vida das pessoas.
Neste bate-papo do programa Destaque do SBT, Priscila Koteski aborda um tema sério e relevante: a compulsão alimentar. Valdir Bezerra recebe o Dr. Paulo Lara, médico nutrólogo, para discutir como identificar essa condição, seus sintomas e impactos na vida das pessoas.
Valdir destaca a importância do tema, mencionando situações como comer excessivamente fora dos horários habituais, fazer refeições normais e ainda assim ter episódios de consumo exagerado, incluindo incursões noturnas à geladeira. Dr. Paulo Lara esclarece que a compulsão alimentar é uma doença recente no manual de psiquiatria, sendo importante diferenciá-la de simples excessos alimentares.
O médico explica que a compulsão alimentar envolve critérios diagnósticos específicos, como a velocidade da ingestão e o isolamento social após as refeições. Ele destaca que não se trata apenas de beliscar ocasionalmente, mas sim de um comportamento descontrolado.
Valdir questiona se o estresse diário pode levar a um consumo excessivo de alimentos, e Dr. Paulo responde que isso é conhecido como "comer hedônico", caracterizado pelo prazer na alimentação como válvula de escape emocional. No entanto, isso não configura compulsão alimentar, sendo comum em 90% dos casos que ele atende.
Quanto ao tratamento, Dr. Paulo Lara destaca a abordagem medicamentosa, paralela ao acompanhamento psicológico, principalmente utilizando a terapia cognitivo-comportamental. Valdir conclui a entrevista mencionando que muitas pessoas buscam soluções restritivas na internet, levantando dúvidas sobre sua eficácia, que serão esclarecidas pelo Dr. Paulo em segmentos futuros. A entrevista encerra com a sugestão de os espectadores enviarem suas dúvidas pelo WhatsApp do programa.
Fonte: Canal Rede Massa - Ponta Grossa
Para assistir a matéria completa e saber mais sobre compulsão alimentar, clique aqui.