Nutrólogo, Nutricionista ou Endocrinologista? Você sabe a diferença entre essas especialidades e quando deve procurar cada uma?
No artigo de hoje, você vai entender o que faz um nutrólogo e qual a diferença desse profissional para o nutricionista e o endocrinologista. Continue a leitura!
O que o nutrólogo faz
O nutrólogo é um profissional médico especialista em nutrologia. Essa especialidade avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, de modo a auxiliar na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças.
O médico nutrólogo também faz diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à falta ou excesso desses nutrientes. Ele pode diagnosticar e tratar, por exemplo, obesidade, hipertensão arterial e diabetes.
Além disso, pode identificar possíveis erros alimentares e de hábitos de vida, auxiliando em mudanças importantes em benefício da saúde.
Funções do nutrólogo
O nutrólogo pode atuar em diferentes frentes e com variados objetivos. Conheça algumas atividades e responsabilidades do nutrólogo:
- Diagnosticar e tratar doenças nutricionais, como diabetes, hipertensão ou obesidade
- Identificar maus hábitos alimentares ou de vida, orientando o paciente sobre a relação deles com o seu estado de saúde
- Incentivar o paciente a fazer um acompanhamento periódico do seu estado nutricional
- Educar o paciente em relação aos benefícios e malefícios de determinadas substâncias, e a importância da informação nutricional para a garantia da qualidade de vida
- Contribuir com o estudo constante do papel dos nutrientes em busca de uma vida longa e saudável
O que é nutrologia funcional ou nutrologia médica
Conforme a Associação Brasileira de Nutrologia, nutrologia funcional, também chamada de nutrologia médica, é a especialidade da medicina que estuda, analisa e compreende o impacto dos nutrientes ingeridos no organismo.
Especialização que forma o profissional nutrólogo, a nutrologia pesquisa os benefícios e os malefícios dos nutrientes, buscando entender as necessidades orgânicas do ser humano. Com isso, é capaz de prever e corrigir manifestações de falta ou excesso de determinados nutrientes, preservando a saúde e o bem-estar do paciente.
A nutrologia é a especialidade capaz de cruzar os conhecimentos, permitindo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças diretamente relacionadas à ingestão de determinados nutrientes
O que a nutricionista faz
Nutricionista é um profissional de saúde graduado em nutrição. Ele faz orientações nutricionais e dietéticas, além de indicar suplementações, quando necessário.
Com isso, esse profissional pode auxiliar na prevenção de doenças, ajudar a promover a qualidade de vida, a segurança alimentar e contribuir para a prática da alimentação saudável.
As principais funções do nutricionista, portanto, são:
- Orientar e prescrever dietas individuais, respeitando a rotina do seu paciente e a sua necessidade de nutrientes
- Auxiliar a alimentação do seu paciente, de acordo com suas preferências e metabolismo
- Preparar cardápios para refeições completas
- Controlar a qualidade dos produtos, o preparo dos alimentos e a higiene do processo
Diferença entre nutricionista e nutrólogo
A primeira diferença entre o nutrólogo e o nutricionista é a formação acadêmica. Enquanto o nutrólogo é formado em Medicina e tem especialização em nutrologia, o nutricionista é formado em Nutrição.
Dessa forma, o nutrólogo precisa ter condições de avaliar a saúde do paciente como um todo, fazendo ligações entre os problemas nutricionais com outras doenças ou sintomas.
No entanto, o nutricionista pode sugerir suplementação de nutrientes, seja porque o paciente tem uma dieta restrita (vegetarianos, por exemplo), seja em função de objetivos específicos, como competições esportivas.
Enquanto o nutrólogo visa avaliar, por meio de exames médicos, a saúde do paciente e oferecer orientações para uma alimentação mais equilibrada e para a preservação da saúde, o nutricionista monta uma dieta individualizada, corrigindo as proporções dos nutrientes ingeridos.
Portanto, dependendo do seu objetivo, é muito comum que você precise consultar os dois profissionais, que trabalharão em conjunto para auxiliar na melhora da sua saúde e da sua qualidade de vida.
O que o endocrinologista faz
A endocrinologia é uma especialidade médica que diagnostica e trata as doenças relacionadas às alterações no metabolismo e aos distúrbios hormonais.
O médico endocrinologista pode solicitar exames e prescrever medicamentos, assim com o nutrólogo. Quando necessário, o trabalho desse profissional pode ser complementado pelo trabalho do nutricionista.
O endocrinologista trata, por exemplo:
- obesidade
- excesso de pelos
- distúrbios da puberdade
- distúrbios da menstruação
- tireoide
- diabetes
- colesterol
- andropausa
- osteoporose
- colesterol
- doenças da hipófise
- reposição hormonal da menopausa
Diferença entre endocrinologista e nutrólogo
Apesar das doenças tratadas por ambas especialidades serem as mesmas, a abordagem realizada pelos profissionais é diferente.
Enquanto o endocrinologista olha para a produção hormonal e busca repor ou tratar essa disfunção, o nutrólogo concentra-se nos hábitos do paciente, buscando uma ligação entre eles com os problemas hormonais.
Assim, em vez de suplementação ou medicamentos para correção hormonal, o nutrólogo procura um tratamento mais permanente e que não esteja dependente somente de medicação - apesar desta não ser descartada.
Dessa forma, as especialidades podem, também, se complementar. Para o tratamento de certas doenças, o acompanhamento metabólico é tão importante quanto o nutricional. Assim como os medicamentos prescritos pelos médicos especialistas, uma alimentação balanceada é fundamental.
Com isso, o endocrinologista corrige, a curto prazo, os sintomas e evolução da doença, enquanto o nutrólogo acompanha uma mudança de hábitos alimentares e de vida do paciente, buscando uma solução permanente.
Lembre-se: os nutrientes têm um importante papel para o bom funcionamento e equilíbrio hormonal. Então, tanto o endocrinologista quanto o nutrólogo ou o nutricionista pode atuar de forma complementar no tratamento de diversas doenças.
Fonte: Portal Unimed.