Hoje, o blog não será sobre o que eu tenho para falar, mas sim sobre a história de alguém que decidiu mudar. Não é fácil, eu sei. Cada paciente que chega ao meu consultório traz consigo desafios, medos e, muitas vezes, a sensação de que já tentou de tudo. Mas existem histórias que inspiram, que mostram que a transformação é real e que, com o suporte certo, é possível alcançar o que parecia impossível.
Essa história não é minha. É o relato de uma paciente que decidiu compartilhar sua jornada para mostrar que sempre existe uma saída. E o que ela escreveu me emocionou tanto que decidi publicar suas palavras exatamente como ela me enviou. Deixo vocês com o testemunho dela:
"Decidi parar para contar uma história! Tem bem mais de 10 anos! E sim, nas duas fotos sou eu... em 2024 com 10 anos a mais e muito mais feliz! Desde que me lembro, sempre lutei contra a balança, mas sempre conseguia me manter em um peso ok!
Aí, em função de vários fatores, principalmente aqueles ao meu redor, comecei a ganhar peso. Em um período de 10 anos engordei 40 quilos! Pois é, e como isso dá uma média de 4 por ano, as coisas foram indo lentamente e sem me preocupar. Meus exames sempre estavam ok, apesar da obesidade.
Em função de mudanças na vida, das companhias, consegui emagrecer em 2 anos aproximadamente 20 quilos. Fiquei muito, muito feliz! Mas apesar disso ainda estava obesa. Procurei tratamentos, médicos, reeducação alimentar, descobri no meio do caminho uma intolerância a lactose e comecei a me preocupar mais. Por mais que não tivesse nenhuma condição relacionada à obesidade, como colesterol alto ou diabetes, sabia dos riscos extras causados pelo acúmulo de gordura, dentre eles, um maior risco de câncer.
Como já presenciei pessoas muito próximas e queridas perdendo a vida para essa doença, decidi que isso não aconteceria comigo, ao menos não por um fator que eu poderia mudar se tivesse força de vontade pra isso. E lá no início da pandemia, período em que a grande maioria da população engordou, decidi começar a fazer atividade física mais intensa e cuidar ainda mais da alimentação. Tive excelentes profissionais, mas também me deixei levar pelo fácil.
Em um tratamento louco onde eu precisava cortar 100% de carboidratos, consegui emagrecer aproximadamente 15 quilos em 4 meses. Mas é óbvio que não consegui manter essa dieta, e o peso foi voltando. Mudei de cidade, o local de trabalho, pessoas novas, vida diferente, e, em um período curto, 6 meses, engordei 8 quilos! Quando vi os 3 dígitos na balança novamente, bateu o desespero e o medo.
Desde quando decidi fazer musculação, nunca parei, e sempre tive acompanhamento de um profissional, mas não adiantava me matar treinando e comer igual uma capivara raivosa! Infelizmente, aqui a genética não ajuda. Estando em Ponta Grossa, no ano de 2023, agosto, vi um anúncio desse médico nutrólogo e pensei: será que rola?
Como não tinha muito a perder, só o dinheiro da consulta, decidi conhecê-lo. Na minha primeira consulta fiquei uma hora no consultório, ele perguntou tudo. Pediu vários exames, foram necessários alguns ajustes e, quando decidi partir para o tão famoso protocolo das cores, tudo mudou!
Comecei com o verde mesmo, e os resultados foram incríveis!!! A mesma calça em um período de 7 meses!!! Foi só o protocolo? Não, suei pra caramba durante esse período, decidi fazer valer cada centavo que estava investindo em mim! Mas fato é que o protocolo do Dr. Paulo é como se você tivesse alguém te ajudando a sair de um poço no qual você tenta escalar há anos e sozinha não consegue.
Sem sombra de dúvidas, aquela mãozinha dele me resgatou e me mostrou que é possível, sim! Mas, sem sombra de dúvidas, sem essa mão eu não teria conseguido! Tenho altos e baixos? Com certeza, mas tento todos os dias... e ter o acompanhamento dele, ver a felicidade dele com cada quilo de gordura perdido, perceber que tem alguém que está ali, te deu a mão e não vai soltar com certeza não tem preço!
Sigo na luta, porque ela é diária. Parece clichê, mas precisa ser uma mudança de hábitos! Estou fazendo minha parte todos os dias; alguns eu pulo... hahaha... mas sempre tento dar o meu melhor.
Então, para você que está lendo e acha que não tem mais jeito, sempre tem! Mas talvez você ainda não tenha agarrado a mão certa para te tirar do fundo do poço! Minha eterna gratidão ao melhor médico que já conheci!
O dia em que entrei em uma calça 40!!!! Lá em 2014 cheguei a usar 54! Tenho muitas imagens que me deixam muito feliz! Se alguém que leu até aqui pensou em mudar, já valeu a pena!"
Se essa história tocou você, lembre-se: mudanças são possíveis, mas a decisão de dar o primeiro passo é sua. Talvez a mão que você precisa esteja mais perto do que imagina.
Autoria de Dr paulo Lara por WMB Marketing Digital
Se você ainda tem dúvidas sobre como ajustar sua alimentação para promover um bem-estar emocional, ou se deseja receber orientações personalizadas, entre já em contato!