
Pesquisa indica que quase metade dos brasileiros tenta emagrecer. Mudanças estruturais são fundamentais, ressalta médico especialista.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e noticiada na Agência Brasil aponta que, atualmente, 56,8% da população brasileira está acima do peso. Esse índice engloba tanto indivíduos com sobrepeso quanto aqueles com obesidade, definidos por um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 25. A porcentagem alcança 68,5% entre pessoas de 45 a 54 anos e é de 40,3% entre jovens de 18 a 24 anos.
Entre os fatores que levam a esses números elevados estão o tabagismo, o consumo de álcool, a má qualidade do sono, a saúde mental debilitada e a alimentação desequilibrada. Em contrapartida, 48% dos brasileiros estão tentando emagrecer, conforme aponta um estudo feito pelo YouGov e publicado no portal Delas.
Porém, tentar perder peso sem a ajuda de profissionais pode ser uma escolha perigosa, alerta Dr. Rafael Negrão, médico. Para pessoas obesas e com sobrepeso, uma mudança bem estruturada na alimentação é essencial.
“Com o acompanhamento de um profissional de nutrologia, é possível fazer uma avaliação do estado nutricional, buscando identificar deficiências ou excessos nutricionais que possam estar contribuindo para o ganho de peso. Além disso, esse atendimento pode implementar estratégias alimentares específicas, adaptadas ao estilo de vida do paciente, que promovem a perda de peso de forma saudável e sustentável”, explica o médico.
Fonte: Valor Econômico
Se você ainda tem dúvidas sobre como ajustar sua alimentação para promover seu bem-estar, ou se deseja receber orientações personalizadas, entre já em contato!