Com a popularização da busca por um estilo de vida mais saudável, cada vez mais pessoas veem os suplementos alimentares como uma solução para alcançar o corpo ideal. Mas será que a suplementação é sempre necessária?
Segundo nota técnica da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban), existem cenários específicos em que os suplementos devem ser utilizados, porém sempre devem ser indicados por um especialista da saúde.
Os suplementos alimentares são produtos que complementam o fornecimento de nutrientes como proteínas e vitaminas para o corpo. Porém, tais nutrientes estão disponíveis em alimentos de diferentes grupos alimentares. Portanto, quem mantém uma alimentação balanceada e voltada para o seu objetivo de desempenho físico não deveria recorrer à suplementação.
Quando é preciso suplementar a alimentação?
A dificuldade em manter uma alimentação balanceada faz com que a suplementação seja uma saída rápida e prática para quem busca desempenho físico. O problema é que fazer isso sem a orientação de um especialista pode causar danos à saúde.
Isso porque o excesso de alguns nutrientes no corpo afeta fígado, rins, coração e até causa efeitos adversos, como cansaço, ganho de peso, sobrecarga nas artérias, dificuldade na respiração e digestão.
Os motivos para a suplementação podem variar, seja porque o paciente não consegue esses nutrientes em alimentos naturais, seja porque faz exercícios em intensidade tão grande que precisa repô-los de forma artificial.
Com ajuda profissional, atletas e pacientes podem descobrir quais nutrientes precisam e podem efetivamente melhorar o desempenho físico desejado.
Suplementos mais comuns
Alguns suplementos são “figuras carimbadas” em conversas e vitrines de academias Brasil afora. Vamos conhecer um pouco mais da ação e dos riscos deles.
Whey Protein
O Whey Protein é um suplemento de proteínas extraídas do soro do leite. O produto contém proteínas como a leucina, a isoleucina, a valina, a glutamina e arginina, que ajudam a reparar o músculo, que sofre microlesões durante os exercícios. Esse suplemento só deve ser usado em dias de treino, além disso, deve-se consumir muita água para que ele não sobrecarregue os rins.
BCAA
Os Aminoácidos de Cadeia Ramificada (BCAA) incluem leucina, valina e isoleucina, que são praticamente um terço das proteínas necessárias para o desenvolvimento muscular. Esse suplemento aumenta de forma rápida a energia durante o treino e reduz a fadiga. A dosagem deve ser calculada por um profissional.
Creatina
A creatina é uma proteína absorvida de alimentos de origem animal e também produzida em pequena dose pelo fígado. Quando usada como suplementação alimentar, ela auxilia o ganho de massa muscular rápida. O excesso, porém, pode causar vários danos ao corpo, entre eles a retenção de líquidos que dá uma aparência de músculo inchado. Seu uso deve ser temporário e acompanhado por profissional.
Fonte: Estadao Summit.