A boa evolução de um atleta exige várias horas de treino em sua modalidade e muita disciplina também no preparo físico. Mas, para seguir em busca de resultados, é necessário ir além do exercício.
Um acompanhamento nutricional personalizado, meticuloso e assertivo é outro aspecto que estrutura a base de um atleta de elite. De forma semelhante, o esportista amador, cujo contingente cresce a cada dia, também busca as condições básicas ideais para obter melhor desempenho na atividade que pratica.
Muitos são “atletas de academia” – praticantes de musculação ou crossfit, por exemplo –, disciplinados e conscientes da importância do corpo em equilíbrio nutricional.
Para atender profissionais e amadores ávidos por mais saúde e resistência física, o médico nutrologista do esporte é a pessoa certa.
Esse especialista agrega conhecimentos de educação física e fisiologia esportiva, o que o torna apto a avaliar o estado nutricional do paciente e a elaborar um plano alimentar que atenda suas necessidades individuais, visando sempre favorecer a excelência de seu desempenho físico.
O nutrologista do esporte é responsável por criar uma rotina de alimentação equilibrada para o paciente, voltada ao tipo de atividade física praticada. Para isso, na hora de montar o plano alimentar ideal, leva em consideração a intensidade da prática, a frequência e o objetivo do atleta.
Com essas orientações, o nutrologista é capaz de garantir o aporte correto de nutrientes – carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais – necessários para que o organismo se mantenha saudável e consiga realizar todas as atividades necessárias em determinado exercício.
O profissional de nutrologia também atua para minimizar duas das maiores preocupações de qualquer atleta: a fadiga muscular e a indisposição física. Um acompanhamento nutricional com foco na ingestão equilibrada de nutrientes torna o organismo mais forte e saudável, capaz de atender ao alto gasto de energia metabólica e responder positivamente às exigências da rotina de treinos.
Nutrologia Esportiva: Onde atuar?
O médico que segue essa área tem espaço garantido em clubes, academias e agremiações, ou pode se instalar em consultório próprio.
Vale ressaltar que o nutrologista também pode atender pessoas que, mesmo passando longe da preocupação com os resultados na prática de esportes, procuram um especialista com o objetivo de adotar uma alimentação que as deixe mais dispostas para enfrentar a intensa rotina diária, bem como para investir numa velhice mais saudável.
Fonte: Instituto HZM