O exame A200 consiste na determinação de anticorpos IgG no soro frente a mais de 200 proteínas de alimentos. A eliminação da dieta dos alimentos com hipersensibilidade (níveis anormais de IgG) proporciona uma notável melhoria em um alto porcentual de pacientes. Assim o exame A200 é uma opção importante a ter em conta frente a qualquer manifestações clínicas adversas sem diagnóstico (transtornos gastrointestinais, processos dermatológicos, alterações respiratórias etc).
Por que realizar o exame A200?
As reações alérgicas imunes são processos imunológicos complexos, que podem ser mediados tanto por anticorpos imunoglobulinas E (IgE) como por imunoglobulinas G (IgG) específicas, frente aos antígenos (proteínas) dos alimentos. As reações mediadas por IgE são as alergias alimentares propriamente ditas, enquanto que as mediadas por IgG são conhecidas como hipersensibilidades alimentares (popularmente conhecidas como intolerâncias alimentares). Muitos indivíduos sofrem de intolerância alimentar crônica a determinados alimentos. Estima-se que aproximadamente 20-35% da população poderá apresentar este tipo de reação. A retirada dos alimentos da dieta aos quais o indivíduo apresenta anticorpos IgG específicos, proporciona uma melhoria significativa na sua sintomatologia.
Para quem é indicado o exame A200?
Pessoas que apresentam alguma das seguintes sintomatologias clínicas sem diagnóstico etiológico e/ou sem melhoria com os tratamentos médicos habituais:
• Transtornos gastrointestinais: dores abdominais, prisão de ventre, diarreia, inchaço abdominal, náuseas, acidez, ulceras e aftas, gastrite, colite.
• Processos dermatológicos: acne, eczema, psoríase, coceira urticária.
• Doenças neurológicas: dor de cabeça, enxaqueca, tontura, vertigem.
• Alterações respiratórias: tosse, bronquite, asma, rinite.
• Condições psicológicas: ansiedade, depressão, fadiga, hiperatividade.
• Transtornos musculoesqueléticos: dor, rigidez, artrite, fibromialgia.
• Outros: retenção de líquidos e obesidade.
Fonte: SYNLAB SOLUTIONS IN DIAGNOSTICS