Uma Jornada Rumo ao Conhecimento Corporal

Uma Jornada Rumo ao Conhecimento Corporal

Dr. Paulo Lara
Dr. Paulo Lara
Exames
30 Novembro 2023
Uma Jornada Rumo ao Conhecimento Corporal

Você já ouviu falar em exame de bioimpedância? Refere-se a uma avaliação da composição corporal, proporcionando uma análise detalhada na quantidade aproximada de músculos, ossos e gorduras presentes no corpo. Seus resultados ajudam no diagnóstico de fatores de risco nutricional, assim, possibilitando a prevenção de doenças. 

Esse exame é realizado em balanças de bioimpedância e é requisitado em academias e nutrólogos, para auxiliar na avaliação geral de saúde, como, a composição corporal do organismo, a fim de identificar ganhos ou perdas conforme o treino ou dieta

Para garantir os resultados precisos, é necessário tomar alguns cuidados, por exemplo:

- Não tomar café quatro horas antes;
- Não ingerir bebida alcoólica nas últimas anteriores ao exame;
- Beber de 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame;
- Não passar creme hidratante nos pés ou nas mãos;
- Urinar 30 minutos antes do procedimento;
- Usar peças de roupas leves e,
- Não frequentar saunas durante as últimas 12 horas antes do exame.


Pode haver mais observações de acordo com cada caso, por isso siga as recomendações do médico. O resultado do exame possibilita analisar o volume de água existente no organismo, calcular com precisão a quantidade de músculos, gorduras e calorias que o corpo queima ao longo do dia, com base na idade, altura, gênero e exercícios físicos.

Para pacientes que pretendem fazer a bariátrica, realizar o exame antes do procedimento e após a cirurgia, manter a realização periódica também é fundamental de acordo com a prescrição do médico. A realização desse exame não é permitida para pessoas que usam placas metálicas e gestantes.

Por fim, vale ressaltar que o exame de bioimpedância não é o mesmo que calculo IMC, mesmo que seja válido para avaliar e definir tratamentos para a obesidade, inclusive sendo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), não mede a composição corporal do organismo. 


Para avaliar e ajudar a definir tratamentos para a obesidade, sendo, inclusive, recomendado pela Organização Mundial de Saúde, não mede a composição corporal do organismo. Mulheres com uma porcentagem corporal de gordura igual ou superior a 41% e homens com 29% ou mais, de acordo com a bioimpedância, são considerados obesos.

Autor: Dr. Paulo Lara por WMB Marketing Digital

Para agendar seu exame de bioimpedância e receber orientações personalizadas, entre em contato comigo clicando aqui

Sua melhor sensação é um corpo saudável.

Preencha os campos e aguarde o nosso retorno, até lá!