Você já ouviu falar em exame de bioimpedância? Refere-se a uma avaliação da composição corporal, proporcionando uma análise detalhada na quantidade aproximada de músculos, ossos e gorduras presentes no corpo. Seus resultados ajudam no diagnóstico de fatores de risco nutricional, assim, possibilitando a prevenção de doenças.
Esse exame é realizado em balanças de bioimpedância e é requisitado em academias e nutrólogos, para auxiliar na avaliação geral de saúde, como, a composição corporal do organismo, a fim de identificar ganhos ou perdas conforme o treino ou dieta.
Para garantir os resultados precisos, é necessário tomar alguns cuidados, por exemplo:
- Não tomar café quatro horas antes;
- Não ingerir bebida alcoólica nas últimas anteriores ao exame;
- Beber de 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame;
- Não passar creme hidratante nos pés ou nas mãos;
- Urinar 30 minutos antes do procedimento;
- Usar peças de roupas leves e,
- Não frequentar saunas durante as últimas 12 horas antes do exame.
Pode haver mais observações de acordo com cada caso, por isso siga as recomendações do médico. O resultado do exame possibilita analisar o volume de água existente no organismo, calcular com precisão a quantidade de músculos, gorduras e calorias que o corpo queima ao longo do dia, com base na idade, altura, gênero e exercícios físicos.
Para pacientes que pretendem fazer a bariátrica, realizar o exame antes do procedimento e após a cirurgia, manter a realização periódica também é fundamental de acordo com a prescrição do médico. A realização desse exame não é permitida para pessoas que usam placas metálicas e gestantes.
Por fim, vale ressaltar que o exame de bioimpedância não é o mesmo que calculo IMC, mesmo que seja válido para avaliar e definir tratamentos para a obesidade, inclusive sendo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), não mede a composição corporal do organismo.
Para avaliar e ajudar a definir tratamentos para a obesidade, sendo, inclusive, recomendado pela Organização Mundial de Saúde, não mede a composição corporal do organismo. Mulheres com uma porcentagem corporal de gordura igual ou superior a 41% e homens com 29% ou mais, de acordo com a bioimpedância, são considerados obesos.
Autor: Dr. Paulo Lara por WMB Marketing Digital
Para agendar seu exame de bioimpedância e receber orientações personalizadas, entre em contato comigo clicando aqui.